Etapa pré-operatória
O processo pré-operatório de uma Cirurgia Cardiovascular é fundamental para o sucesso do procedimento. Sendo assim, é importante que o paciente siga atentamente as recomendações médicas. Nesse sentido, alguns remédios comumente ingeridos pelo paciente deverão ser suspensos antes da cirurgia, assim como também poderá ocorrer a inclusão de alguma medicação na receita médica do paciente durante o período que antecede a data da cirurgia.
Confira outros cuidados pré-operatórios que são fundamentais:
- Não administrar nenhum tipo de remédio que não esteja prescrito no receituário pré-operatório de seu cirurgião cardiovascular. Caso ocorra alguma situação extraordinária que exija a ingestão de algum medicamento durante esse período, entre em contato com o seu médico cardiologista antes de tomar qualquer atitude.
- No caso de pacientes fumantes, é recomendado suspender o uso da droga por, pelo menos, 30 dias antes da cirurgia cardíaca, visto o alto risco de trombose e complicações pulmonares que o cigarro pode causar.
- Não ingerir bebidas alcoólicas por, pelo menos, 10 dias antes do procedimento médico cardíaco, a fim de evitar hemorragia durante a cirurgia.
- Em casos de dor no peito, falta de ar ou mal estar durante o tempo em que você estiver aguardando a internação para cirurgia cardíaca, entre em contato com a sua equipe médica e procure um hospital o quanto antes. Tratamentos dentários devem ser suspensos durante o período pré-operatório de uma cirurgia cardíaca, principalmente, cirurgias de válvula.