Medicação após Alta Hospitalar
Ao receber alta hospitalar, o seu cardiologista clínico lhe dará uma receita com a medicação que você deverá usar em casa. Em muitos casos, o cardiologista que o acompanhou no hospital não será o mesmo que irá lhe acompanhar após a alta. Sendo assim, você deverá agendar uma visita no consultório de seu cardiologista nos primeiros trinta dias após a sua alta, para que ele determine as medicações que você deverá administrar no período pós-operatório.
Ainda neste período, são comuns queixas de dor, que se acentuam em dias mais frios. Caso isso ocorra com você, utilize os analgésicos prescritos por seu médico. Além disso, no pós-operatório de cirurgias cardíacas é comum haver um acúmulo de líquido no seu corpo e você poderá notar seu rosto, braços e pernas mais inchados.
Lembrando que, caso você tenha realizado uma cirurgia de troca valvar, é fundamental a profilaxia com antibiótico antes de determinados procedimentos, como manipulações dentárias, procedimentos no intestino e trato urinário. Nesses casos, converse com o seu cardiologista clínico para entender como administrar os antibióticos da melhor forma.