Sobre a UTI - Unidade de Terapia Intensiva

Após a conclusão da cirurgia, chega o momento de encaminhar-se para a UTI. Vale destacar que o paciente é destinado para a UTI ainda dormindo, sob efeito da anestesia, e que irá acordar algumas horas depois.

Na UTI, os pacientes ficam em seus leitos cobertos por um lençol e sem roupa, para facilitar o atendimento no caso de necessidade de alguma intervenção de urgência.

Além disso, ao acordar na UTI, o paciente estará com um equipamento em sua boca, um tubo respiratório, para auxiliar a sua respiração. Ele não causará dor alguma, apenas uma sensação de incômodo, impossibilitando que o paciente converse por um período.

Procure manter-se calmo e relaxado, e lembre-se que assim que estiver bem acordado e respirando sozinho, o equipamento será retirado. Após a retirada do tubo é comum sentir sede e a sensação de boca seca, por isso, a equipe da UTI irá lhe oferecer água em pequenas quantidades.

Outro ponto a destacar é que os seus braços estarão com os movimentos limitados, sendo que essa ação tem o objetivo de evitar que você desconecte algum aparelho durante o seu despertar.